Personalize-se, Personalize Me
Anterior
aleatório
Look do dia: brecholeira
próximo
Variado

O que a UPP traz de desafio para a segurança pública na Ilha do Governador?

por admin23 de julho de 2015

Quando o inglês Thomas Paine (1737-1809) chegou à Filadélfia no final de 1774, surpreendeu-se diante da expressiva modernidade daquela “Cidade do Amor Fraterno”. Criada em 1682 pelo fundador do quacrerismo norte-americano, William Penn, Filadélfia, com seus 35 mil habitantes, era considerada a verdadeira capital do então Novo Mundo, além de, demograficamente, ser a segunda cidade do Império Britânico. Aos olhos do jovem Paine, que trazia na bagagem a lembrança de uma Inglaterra mergulhada na injustiça social e na corrupção sob o reinado de Jorge III, e cuja capital, Londres, experimentava os horrores da pobreza e do desemprego (com uma legião de miseráveis habitando ruas e barracos nos bairros pobres da cidade), a nova urbe chama a atenção pelo seu ordenamento, com artérias desenhadas segundo um plano racional, com coleta regular de lixo e um serviço de limpeza das ruas, um destacamento de bombeiros e um sistema de iluminação pública, além de uma polícia municipal que garantia a ordem e a tranquilidade. Um conjunto de benefícios que, na ocasião, ainda não haviam surgido na Europa.

Pode parecer estranho resgatar o passado tão distante dessas duas cidades, porém, é interessante observarmos a expressiva diferença entre elas, sobretudo quando uma figura entre as mais importantes do berço da civilização ocidental. Evidentemente, as disparidades sociais e estruturais são compreensíveis, na medida em que Londres, além de mais antiga (e, portanto, mais sobrecarregada), vivenciava naquele século os efeitos da Revolução Industrial.

Guardadas as devidas proporções, a Filadélfia descrita no livro de Bernard Vincent (1989) se assemelha em parte a Ilha do Governador da primeira metade do século XX, com uma população bem pequena, satisfatória às dimensões geográficas do local, incluindo um hospital de referência (Paulino Werneck, inaugurado em 1935), ruas arborizadas e delimitadas por casas com jardinzinhos. No ar, sinais de prosperidade, assim como …read more

Via: http://diariodorio.com/o-que-a-upp-traz-de-desafio-para-a-segurana-pblica-na-ilha-do-governador/